
Brasil
Flip reforça segurança para mesa de Jean Wyllys após movimentação suspeita
Filiado ao PT e conhecido por sua militância em direitos humanos

Foto: Divulgação
A presença do ex-deputado Jean Wyllys na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) foi marcada por um episódio visto como intimidatório. A organização da Flip identificou movimentações suspeitas no local de sua apresentação, o que levou à adoção de medidas extras de segurança para garantir sua integridade.
Antes da mesa na casa da Estante Virtual, na sexta-feira (1º), o clima já era de alerta. Segundo a Folha de SP, relatos apontam a circulação de pessoas com símbolos ligados à extrema direita e veículos com bandeiras do Brasil pelas ruas da cidade. “Começamos a perceber uma movimentação um pouco esquisita na casa”, disse uma das responsáveis pelo espaço.
Desde o convite a Wyllys — que deixou o país em 2019 após receber ameaças de morte —, a equipe já havia tomado precauções. Foram designados três seguranças e adotado um sistema de ingressos via plataforma Sympla para controlar o acesso ao público. Apesar do clima de tensão, o evento ocorreu sem incidentes.
Filiado ao PT e conhecido por sua militância em direitos humanos, Wyllys foi ao evento lançar o livro "O Anonimato dos Afetos Escondidos", coletânea de contos que versa, segundo descrição, sobre "corpos dissidentes, negros, pobres e LGBTQIAPN+".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.