Quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

O Globo noticia lançamento de biografia de Mário Kertész em setembro

Brasil

O Globo noticia lançamento de biografia de Mário Kertész em setembro

Intitulado “Riso—Choro (e tudo mais que vem no meio)”, a obra será lançada em 10 de setembro na Livraria LDM, em Salvador

O Globo noticia lançamento de biografia de Mário Kertész em setembro

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 14 de agosto de 2025 às 17:03

Atualizado: no dia 14 de agosto de 2025 às 17:21

O jornal O Globo anunciou, nesta quinta-feira (14), na coluna do jornalista Lauro Jardim, o lançamento da biografia do ex-prefeito de Salvador Mário Kertész. Publicado pela editora Edufba, a obra chega às livrarias em setembro.

O lançamento acontece no dia 10 de setembro, às 17h, na Livraria LDM do Shopping Bela Vista, em Salvador.

Relatos de vida entre décadas de política, jornalismo e os segredos do poder. É o que promete o livro intitulado “Riso—Choro (e tudo mais que vem no meio)”, fazendo uma referência a uma marca pessoal do ex-prefeito: chorar e gargalhar ao mesmo tempo. 

Com prefácio do jornalista Jânio de Freitas, a obra mergulha nas memórias familiares e afetivas de Mário Kertész e passeia pela sua trajetória política, com episódios como o que o levou de afilhado político a opositor do então governador ACM. Mário Kertész era prefeito nomeado em 1979, ainda na ditadura, quando recusou apoiar Clériston Andrade para governador e rompeu com Antonio Carlos Magalhães.

Em “Riso—Choro (e tudo mais que vem no meio)”, ele detalha esse episódio, conta que ouviu de ACM a pergunta se ele saberia o que iria acontecer com a recusa do apoio e lembra que logo disparou: “Claro, o senhor vai me demitir”. O padrinho político chegou a pedir sigilo e uma nova conversa, mas logo no dia seguinte o rádio e o Diário Oficial já anunciavam a sua exoneração “a pedido” e seu sucessor na prefeitura. O “a pedido” MK nega: “sacana como ele era, não poderia ter sido diferente”, escreveu.