
Brasil
O que você precisa saber para começar o dia
Metro1 compilou os principais acontecimentos previstos para ocorrer nesta segunda-feira (8)

Foto: Metropress
Para começar a manhã bem informado e não ficar para trás, confira os acontecimentos regionais e nacionais desta segunda-feira (8), compilados pelo Metro1.
- Reunião do Brics sobre tarifas dos EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira (8) de videoconferência com líderes do Brics para discutir o “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e de outros países do bloco. O Brasil e a Índia foram taxados em 50%, enquanto China e África do Sul enfrentam 30% de tributação. O encontro busca articular uma reação conjunta do bloco de nações emergentes.
- Reunião para estratégias e projetos
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, convocou ministros para reunião às 10h no Palácio do Planalto. A pauta inclui estratégias legislativas sobre projetos prioritários, como a PEC da Segurança Pública, a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda e a discussão sobre a tentativa de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
- CPMI do INSS
O ex-ministro da Previdência Carlos Lupi será ouvido pela CPMI do INSS às 16h sobre fraudes em descontos associativos no instituto. Lupi comandou a pasta entre janeiro de 2023 e maio de 2025 e nega participação ou conivência com as irregularidades. A audiência pode ser acompanhada pelas TVs Câmara e Senado e nos canais oficiais do Congresso.
- 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF)
Começa nesta segunda-feira (8), em Salvador, o maior congresso de Enfermagem da América Latina, com credenciamento no Centro de Convenções. A entrega de kits está limitada a 8 mil unidades por ordem de chegada. O evento segue até 11 de setembro, reunindo profissionais, estudantes e pesquisadores, com programação científica, cultural, lançamento de livros e apresentações de trabalhos. Mais detalhes: cbcencf.cofen.gov.br.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.