Sábado, 20 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Atos contra PEC da Blindagem e PL da Anistia mobilizam capitais do país

Brasil

Atos contra PEC da Blindagem e PL da Anistia mobilizam capitais do país

Protestos organizados por movimentos sociais e apoiados por artistas e políticos ocorrem neste domingo (21)

Atos contra PEC da Blindagem e PL da Anistia mobilizam capitais do país

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 19 de setembro de 2025 às 17:08

Manifestações contra a PEC da Blindagem e o PL da Anistia estão marcadas para domingo (21) em ao menos 16 capitais do país. Os atos, organizados por movimentos sociais como a Frente Brasil Popular e o Povo Sem Medo, receberam apoio de artistas e políticos, e têm como objetivo mobilizar a população contra as propostas em tramitação no Congresso.

A chamada PEC da Blindagem já foi aprovada pela Câmara em dois turnos e segue para análise do Senado. O texto restringe a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) em processos criminais contra deputados e senadores, condicionando o julgamento à autorização das respectivas Casas legislativas. Críticos afirmam que a medida enfraquece os mecanismos de responsabilização de parlamentares.

Além da PEC, os manifestantes também se posicionam contra o chamado PL da Anistia, que beneficia envolvidos em atos antidemocráticos. Os protestos visam reunir apoiadores em diferentes pontos do país, incluindo cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Brasília e Belo Horizonte.