
Brasil
Conferência das Mulheres destaca prevenção do câncer de mama no Outubro Rosa
Evento em Brasília reforça importância do diagnóstico precoce, acesso ao SUS e políticas de cuidado integral para mulheres

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O Ministério das Mulheres reforçou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero durante a abertura da campanha Outubro Rosa, nesta quarta-feira (01), em Brasília, na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. O alerta destaca que a detecção em fases iniciais e o tratamento adequado aumentam significativamente as chances de cura.
A ministra das Mulheres, Marcia Lopes, orienta que mulheres entre 50 e 69 anos façam mamografia de rastreamento a cada dois anos, gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para o câncer do colo do útero, a detecção precoce ocorre pelo exame Papanicolau, recomendado para mulheres entre 25 e 64 anos a cada três anos.
O evento também destacou a necessidade de atenção especial à população idosa, especialmente mulheres, que representam a maioria dessa faixa etária no país. O Ministério das Mulheres reforçou que políticas de cuidado e proteção devem abranger todas as fases da vida, afim de garantir acesso à saúde, educação e assistência social de forma igualitária.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.