
Brasil
Casos suspeitos de intoxicação por metanol chegam a 59 no Brasil; alerta ministro da Saúde
São Paulo concentra a maioria das notificações; uma morte foi confirmada e sete seguem em investigação

Foto: Reprodução/Biodiesel Brasil
O Brasil contabiliza 59 notificações de intoxicação por metanol até esta quinta-feira (2), segundo balanço divulgado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Dos casos, 11 tiveram a presença da substância confirmada em exames laboratoriais realizados pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs).
Um 12º caso, envolvendo o rapper Hungria, também apresentou detecção de metanol em exame hospitalar em Brasília. Até o momento, uma morte foi confirmada em São Paulo, enquanto outros sete óbitos estão em investigação, cinco no estado paulista e dois em Pernambuco. A pasta reforçou que o número de casos tende a crescer e recomendou atenção redobrada da população.
Para acompanhar e coordenar as medidas de resposta, o governo federal montou uma Sala de Situação com participação de diversos ministérios, Anvisa, conselhos de saúde e secretarias estaduais.
Em São Paulo, o governo estadual criou um gabinete de crise, enquanto a Polícia Federal abriu inquérito para apurar a origem e a distribuição das bebidas adulteradas, sem descartar envolvimento do crime organizado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.