
Brasil
Governo federal pretende instalar secretarias de Políticas para as Mulheres em todos os estados até o fim do ano
Ministra Márcia Lopes defende criação de sistema nacional para garantir igualdade de gênero e continuidade das políticas públicas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Márcia Lopes, ministra das Mulheres, afirmou que o governo federal pretende implementar secretarias de Políticas para as Mulheres em todos os estados, até o final deste ano. O Rio Grande do anunciou em julho, a recriação da secretaria extinta em 2015, após articulação do movimento social e atuação do Parlamento local.
Alguns estados como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Roraima ainda não contam com a representação das mulheres e à promoção da igualdade de gênero.
Na 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres (5ª CNPM), a ministra afirmou que as participantes priorizaram a implantação do Sistema Nacional de Política para as Mulheres, como o Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan). “As mulheres reivindicaram um sistema para que não seja para cada estado fazer o que quer, da forma como quer”, afirmou Márcia.
Márcia Lopes explicou que, todos os estados deverão ter um órgão gestor, fundos públicos, órgãos de controle social, como os conselhos de direitos da mulher estaduais e municípios, e com garantias, caso o projeto seja aprovado.
“O projeto será uma instituição oficial, formal, de uma política pública de Estado, independente de mandatos, de governos, ela tem que permanecer. Isso é um avanço e uma deliberação muito importante de ontem”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.