Quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

“Professor tem que ser bem remunerado”, defende ministro da Educação no Dia Nacional do Professor

Brasil

“Professor tem que ser bem remunerado”, defende ministro da Educação no Dia Nacional do Professor

Em cerimônia no Rio de Janeiro, o ministro Camilo Santana afirmou que a educação é essencial para reduzir as desigualdades no país

 “Professor tem que ser bem remunerado”, defende ministro da Educação no Dia Nacional do Professor

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 15 de outubro de 2025 às 14:06

Atualizado: no dia 15 de outubro de 2025 às 14:21

O ministro da Educação, Camilo Santana, defendeu a valorização do trabalho dos professores, nesta quarta-feira (15), Dia Nacional do Professor, em discurso em cerimônia de comemoração, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. “Professor tem que ser bem remunerado. No nosso país, o professor tem que ser valorizado”, afirmou.

Na cerimônia também estava presente o presidente Luis Inácio Lula da Silva e outros representantes do governo federal, municipal e parlamentares. O ministro  pontuou as ações do governo para a educação, como o programa Pé de Meia e a Carteira Nacional Docente do Brasil, que será lançada nesta quarta-feira. 

“O Brasil é um país muito desigual e só a educação possibilita transformar a vida das pessoas”, alegou ele.

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, compareceu na cerimônia e defendeu uma remuneração digna aos professores. Em discurso, ela lembrou que é docente de formação e que começou a dar aula aos 17 anos de idade.

“Qualquer 10 minutos a mais na nossa carga horária conta. Eu me lembro disso. Qualquer 10 minutos a mais também tem que ser remunerado e é isso mesmo que os professores merecem e se dedicam todos os dias para que aconteça”, afirmou. 

Segundo o Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), os professores da rede municipal estão sem reajuste há 18 meses, que também acontece em várias prefeituras de todo o estado.