
Brasil
Chefe do MP da Bahia assumirá Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais
Eleição ocorre nesta quarta com Pedro Maia como candidato único

Foto: Humberto Filho/Divulgação
O procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, será o novo presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). O chefe do MP baiano é candidato único ao posto, em eleição que ocorre na quarta-feira (29), em Brasília, na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Será a terceira vez que a Bahia assumirá a presidência do colegiado. Pedro Maia sucederá o procurador-geral do MP do Distrito Federal, Georges Seigneur, e liderará o Conselho até 2026. Nomeado procurador-geral de Justiça da Bahia em 2024, Pedro Maia tem 21 anos de carreira no MP baiano, durante os quais ocupou cargos estratégicos na Instituição, inclusive nacionalmente. Foi secretário-executivo do CNPG durante a presidência de Norma Cavalcanti. E, atualmente, preside o Grupo Nacional de Comunicação (GNCOM), idealizado por ele e criado durante a gestão do então PGJ mineiro Jarbas Soares Jr.
O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), criado em 9 de outubro de 1981, é uma associação nacional, sem fins lucrativos, que funciona na forma de um colegiado, o Conselho foi criado com o objetivo de defender os princípios, prerrogativas e funções institucionais do Ministério Público.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

