Brasil
Mais de 1,2 milhão de aposentados ainda não pediram reembolso de descontos irregulares do INSS

Confronto durou cerca de 15 horas e deixou 119 mortos

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A megaoperação conjunta das polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, batizada de Operação Contenção, superou em letalidade o massacre do Carandiru (1992), deixando 119 mortos, incluindo quatro policiais, e se tornou a mais letal da história do país..
A ação, que mobilizou cerca de 2.500 agentes, foi deflagrada na terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da capital fluminense, com o objetivo de combater a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) e cumprir 100 mandados de prisão contra integrantes da facção.
Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Militar, o confronto entre suspeitos e policiais durou cerca de 15 horas. O balanço atualizado aponta ainda a prisão de 113 pessoas, apreensão de 10 menores e a recuperação de 93 fuzis, número próximo ao recorde histórico de armas desse tipo apreendidas em um único dia.
A operação foi classificada pelo governo estadual como um “duro golpe” na criminalidade. A Defensoria Pública do Rio afirmou, porém, que há relatos de 130 mortos, e organizações civis cobram investigação independente sobre a conduta das forças de segurança e as circunstâncias das mortes ocorridas durante a ação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.