
Brasil
Forças de segurança sabiam de vazamento antes da operação no RJ
Informação foi passada a agentes por homens que se identificaram como chefes do CV

Foto: Tomaz Silva /Agência Brasil
Antes de iniciar a operação que resultou na ação mais letal da história do Rio de Janeiro, as forças de segurança do estado tinham conhecimento de que a operação policial de terça-feira (28) vazou quatro horas antes do início da incursão nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte.
De acordo com um documento obtido pela Folha de S.Paulo, por volta da 1h da manhã de terça-feira (28), cerca de 20 homens em motos entraram em confronto com policiais militares em um dos acessos aos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da capital. Dois suspeitos morreram posteriormente no hospital.
Dois baleados se identificaram como chefes do Comando Vermelho no Espírito Santo e afirmaram aos policiais que estavam fugindo porque sabiam da operação iminente. O episódio foi relatado em um registro de ocorrência feito pelos próprios agentes, confirmando que o vazamento havia ocorrido cerca de quatro horas antes do início da incursão.
Mesmo com conhecimento de que a facção já sabia da operação, cerca de 2.500 policiais fizeram a incursão às 6h. Ela resultou na ação mais letal da história do estado, com 121 mortes, de acordo com a contabilidade oficial.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

