Terça-feira, 04 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Mutirão de negociação de dívidas em novembro reúne mais de 160 instituições

Brasil

Mutirão de negociação de dívidas em novembro reúne mais de 160 instituições

Iniciativa permite renegociar débitos de cartão, cheque especial e consignado com descontos e condições especiais

Mutirão de negociação de dívidas em novembro reúne mais de 160 instituições

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 03 de novembro de 2025 às 15:00

Consumidores com dívidas em cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades de crédito de bancos e instituições financeiras têm até o dia 30 de novembro para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira.

Mais de 160 instituições participam da ação, que conta com apoio do Banco Central, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e de Procons de todo o país. Financiamentos de veículos, motocicletas e imóveis não entram no mutirão.

As negociações podem ser feitas diretamente com os bancos, pelos canais oficiais, ou pelo portal Consumidor.gov.br, plataforma pública e gratuita que conecta consumidores e empresas. Para participar, é necessário ter conta Prata ou Ouro no aplicativo Gov.br.

Podem ser renegociadas dívidas em atraso que não tenham bens dados em garantia ou que não estejam prescritas. Segundo a Febraban, o mutirão oferece condições especiais, como parcelamentos, descontos no valor total ou juros reduzidos para refinanciamento.

Também será possível buscar apoio presencial nos Procons participantes. “Para as pessoas superendividadas o fluxo de negociação é diferente, pois exige um maior entendimento das dívidas e apoio do Procon para criação de um plano de pagamento”, informou a Febraban.

Todas as informações sobre o mutirão, a lista de instituições participantes e os canais de atendimento estão disponíveis na plataforma Meu Bolso em Dia, da Febraban.

O consumidor também pode acessar o site www.consumidor.gov.br, fazer o login, selecionar a instituição com a qual deseja negociar e seguir as orientações. As empresas têm até dez dias para responder à solicitação.

Para conferir se há dívidas em aberto, é possível consultar o relatório Registrato, mantido pelo Banco Central. Já débitos não bancários, como com lojas, operadoras de telefone, concessionárias de energia ou universidades, podem ser negociados no Feirão Serasa Limpa Nome, disponível online e em agências dos Correios participantes.