
Brasil
Moraes ouve entidades de direitos humanos sobre operação policial letal no Rio
Participam representantes de conselhos, ONGs e coletivos comunitários

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), conduz nesta quarta-feira (5) uma audiência conjunta com entidades de direitos humanos para tratar da megaoperação policial que resultou na morte de 121 pessoas nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro.
Participam representantes de conselhos, ONGs e coletivos comunitários, como Conectas, Justiça Global, Redes da Maré e Mães de Manguinhos. O encontro faz parte da ADPF das Favelas, ação que tramita no STF e busca medidas para reduzir a letalidade policial.
Antes da reunião com organizações civis, Moraes já havia se encontrado com o governador Cláudio Castro e o prefeito Eduardo Paes, recebendo um relatório detalhado da operação. O documento indicou que 99 pessoas foram presas, armamentos pesados apreendidos e cerca de duas toneladas de maconha confiscadas. O governo do Rio afirma que a ação seguiu rigorosamente as diretrizes constitucionais e determinações da ADPF, incluindo uso de câmeras corporais e acompanhamento do Ministério Público.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

