Quarta-feira, 05 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Moraes ouve entidades de direitos humanos sobre operação policial letal no Rio

Brasil

Moraes ouve entidades de direitos humanos sobre operação policial letal no Rio

Participam representantes de conselhos, ONGs e coletivos comunitários

Moraes ouve entidades de direitos humanos sobre operação policial letal no Rio

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 05 de novembro de 2025 às 11:03

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), conduz nesta quarta-feira (5) uma audiência conjunta com entidades de direitos humanos para tratar da megaoperação policial que resultou na morte de 121 pessoas nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro.

Participam representantes de conselhos, ONGs e coletivos comunitários, como Conectas, Justiça Global, Redes da Maré e Mães de Manguinhos. O encontro faz parte da ADPF das Favelas, ação que tramita no STF e busca medidas para reduzir a letalidade policial.

Antes da reunião com organizações civis, Moraes já havia se encontrado com o governador Cláudio Castro e o prefeito Eduardo Paes, recebendo um relatório detalhado da operação. O documento indicou que 99 pessoas foram presas, armamentos pesados apreendidos e cerca de duas toneladas de maconha confiscadas.  O governo do Rio afirma que a ação seguiu rigorosamente as diretrizes constitucionais e determinações da ADPF, incluindo uso de câmeras corporais e acompanhamento do Ministério Público.