Brasil
Operação Carbono Oculto expõe elo entre Faria Lima e lavagem de dinheiro no Nordeste, diz secretário

Denúncias poderão ser feitas por telefone, WhatsApp e e-mail

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O Ministério das Mulheres criou um canal exclusivo no Ligue 180, ativo até 30 de novembro, para atender mulheres vítimas de violência durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém. A medida busca reforçar a segurança das participantes, especialmente das mulheres amazônicas, em parceria com o governo do Pará.
O serviço, gratuito e confidencial, funciona 24 horas por dia em português, inglês, espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais). O novo protocolo garante ação integrada entre as secretarias de Segurança Pública e da Mulher do Pará e o Ministério Público, que monitora o andamento das denúncias para assegurar soluções efetivas.
As queixas podem ser feitas pela vítima ou por terceiros pelos canais: telefone 180, WhatsApp (61) 9610-0180 ou e-mail central180@mulheres.gov.br. Para atendimento prioritário, basta digitar a tecla 0. Em emergências, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190.
O Ligue 180 também oferece informações sobre direitos e serviços como Casas da Mulher Brasileira, delegacias especializadas e defensorias públicas. De janeiro a setembro, o canal registrou mais de 647 mil atendimentos e mais de 113 mil denúncias de violência.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.