
Brasil
Belém registra lotação de pontos turísticos e alta de estrangeiros
Pontos turísticos e hotéis da capital paraense ficaram lotados no fim de semana, impulsionados pela conferência da ONU sobre mudanças climáticas

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A conferência da ONU sobre mudanças climáticas, COP30, que começou nesta segunda-feira (10), está refletindo em diversos fatores em Belém. O evento registrou 56,1 mil pessoas inscritas, que ainda é um número provisório e pode mudar até o fim da conferência.
Em entrevista para o Folha de São Paulo, moradores e turistas relataram o cenário local. “Não tinha lugar para colocar o pé no chão de tanta gente”, relata Jurema Werneck, diretora da Anistia Internacional no Brasil, sobre o movimento intenso na Estação das Docas, em Belém, no domingo (9).
No setor de hospedagem, a movimentação foi intensa. Segundo Tony Santiago, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará (ABIH-PA), a taxa média de ocupação chegou a 95%. “Alguns hotéis estão lotados, outros nem tanto, mas ficou dentro do esperado. Os que se anteciparam e fecharam reservas no início do ano se saíram melhor”, afirmou.
“Com a chegada dos participantes da COP, este último fim de semana foi bem movimentado aqui”, afirma Victor Pinheiro, da cafeteria Gaudens, destacando o crescimento do público estrangeiro. Já a vendedora Sara Melo, do quiosque Bombom do Pará, comemora: “o fim de semana bombou, vendemos cerca de 40% a mais”.
A coordenadora do Museu das Amazônias, Camila Costa, confirma o aumento no fluxo de visitantes e filas: “esse último fim de semana foi especialmente cheio”.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará (ABIH-PA), a taxa média de ocupação hoteleira chegou a 95%. Para a secretária de Meio Ambiente de Sergipe, Deborah Dias, hospedada na Vila COP, “Belém está muito preparada para receber todos. É uma oportunidade única para trocar experiências e buscar recursos”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

