
Brasil
Incêndio atinge hospital em Fortaleza e 117 bebês são transferidos de unidade
Fogo na área externa do Hospital César Cals gerou fumaça e levou o governo do Ceará a remover gestantes, puérperas e recém-nascidos para outras unidades de Fortaleza

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um incêndio de grandes proporções no Hospital Geral Dr. César Cals, em Fortaleza, levou o Governo do Ceará a determinar, nesta quinta-feira (13), a retirada completa dos pacientes da unidade. A decisão foi tomada após o avanço da fumaça pelo prédio, apesar de as chamas terem sido controladas ainda no final da manhã. Segundo a secretária da Saúde, Tânia Mara Silva Coelho, 117 bebês foram transferidos para outras unidades da capital.
No total, 130 mulheres, entre gestantes e puérperas, estavam internadas no momento do incidente. Ainda no início da manhã, entre 10 e 15 mães e recém-nascidos foram os primeiros a serem realocados. A gestora afirmou que, mesmo sem danos às áreas assistenciais, a remoção integral é necessária até a conclusão da perícia, como medida de segurança.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou na subestação de energia do hospital e atingiu apenas a área externa. As equipes controlaram as chamas por volta das 11h30, com apoio da concessionária de energia. Não houve feridos.
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que os pacientes estão sendo distribuídos entre oito unidades da rede municipal e estadual. O governador Elmano de Freitas determinou que todos sejam deslocados até que o César Cals volte a operar normalmente.
Imagens registradas durante o incêndio mostram funcionários retirando bebês em incubadoras para a calçada, onde chegaram a ser abrigados em estabelecimentos comerciais próximos até a chegada das ambulâncias. Moradores da região também ajudaram no combate às chamas utilizando extintores, antes da atuação completa do Corpo de Bombeiros.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

