Terça-feira, 18 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Lula rebate críticas de chanceler alemão e defende Belém após comentário sobre COP30

Brasil

Lula rebate críticas de chanceler alemão e defende Belém após comentário sobre COP30

Presidente afirma que Merz deveria ter conhecido a cultura paraense antes de comparar negativamente a capital

 Lula rebate críticas de chanceler alemão e defende Belém após comentário sobre COP30

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 18 de novembro de 2025 às 15:22

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu nesta terça-feira (18) as declarações do chanceler alemão Friedrich Merz sobre sua estadia em Belém durante a COP30. Merz afirmou ter ficado “contente” ao deixar a capital paraense, comentário que gerou forte reação entre autoridades brasileiras.

Durante a inauguração de uma ponte que liga o Pará ao Tocantins, em São Geraldo do Araguaia (PA), Lula criticou a postura do chanceler e afirmou que ele deveria ter conhecido melhor a cultura local.

“Ele [Merz], na verdade, devia ter ido a um boteco no Pará. Ele, na verdade, devia ter dançado no Pará. Ele, na verdade, deveria ter provado a culinária do Pará porque ele ia perceber que Berlim não oferece para ele 10% do que oferece o estado do Pará e a cidade de Belém”, declarou.

A afirmação do chanceler alemão causou descontentamento no governo federal, no governo do Pará e na prefeitura de Belém. Integrantes das gestões estadual e federal classificaram a fala como “grosseria” e “inacreditável”.

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), disse que o comentário de Merz foi “infeliz, arrogante e preconceituoso”, ressaltando que a posição não reflete a percepção da maioria dos visitantes.

O governador Helder Barbalho (MDB) também se manifestou nas redes sociais. Em publicação no X, afirmou que “um discurso preconceituoso revela mais sobre quem fala do que sobre quem é falado”.

Merz esteve no Brasil para participar da Cúpula dos Líderes em Belém, antes do início oficial da COP30, e se reuniu com Lula em um encontro bilateral.

 A fala polêmica ocorreu durante o Congresso de Comércio Alemão, quando o chanceler comentou que nenhum dos jornalistas que o acompanhavam gostaria de ter ficado em Belém e que todos ficaram “contentes” ao retornar à Alemanha.