
Brasil
Ministro prevê renovação automática da CNH para “bom condutor”
Motorista sem pontos terá renovação facilitada e, em alguns casos, automática; resolução reduz carga horária prática e flexibiliza regras para obter a carteira

Foto: Reprodução/Canva
O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que o governo quer permitir a renovação automática da CNH para motoristas considerados “bons condutores”. A mudança deve beneficiar quem não acumula pontos e mantém histórico seguro no trânsito.
“O condutor que não sofrer pontos, que garantir uma presença no trânsito segura para ele, para outros veículos e para pedestres vai ter facilidade para renovar, em alguns casos, inclusive, com renovação automática da carteira”, afirmou o ministro ao Jornal da CBN.
A declaração ocorre no mesmo momento em que o Contran aprovou a resolução que acaba com a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para quem deseja tirar a CNH, dentro do esforço do governo para simplificar o processo.
Renan Filho também defendeu a possibilidade de utilização de carros automáticos no exame de direção, medida que, segundo ele, pode baratear custos e reduzir a complexidade do processo. “Obviamente, haverá uma transição, porque as autoescolas, os instrutores autônomos vão precisar também ofertar o serviço de formação no carro automático. Ou o cidadão vai precisar ser proprietário de um carro automático”.
O ministro disse estar preparado para defender a mudança no Congresso e na Justiça. “Há uma ampla maioria que apoia o projeto, os instrutores que trabalham nas autoescolas apoiam. As pessoas sabem que a carteira de habilitação no Brasil ficou cara, ficou burocrática, difícil de tirar”.
O que muda para tirar a CNH
- O curso teórico passa a ser gratuito e digital, no site do Ministério dos Transportes.
- Aulas presenciais continuam disponíveis nas autoescolas.
- A carga horária prática cai de 20 para 2 horas.
- Instrutores poderão ser credenciados diretamente pelos Detrans.
O processo de habilitação poderá ser iniciado pelo site do Ministério dos Transportes ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).
A formação prática poderá ser feita em autoescolas, com instrutores pessoais cadastrados ou em treinamentos personalizados.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

