Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Após cancelamentos, FAB deve lançar de foguete nesta segunda-feira

Brasil

Após cancelamentos, FAB deve lançar de foguete nesta segunda-feira

Missão será realizada no Centro de Lançamento de Alcântara após três adiamentos

Após cancelamentos, FAB deve lançar de foguete nesta segunda-feira

Foto: Divulgação/Innospace

Por: Metro1 no dia 22 de dezembro de 2025 às 07:38

Após três adiamentos, a Força Aérea Brasileira (FAB) definiu para esta segunda-feira (22), às 15h45 (horário de Brasília), a nova tentativa de lançamento do foguete HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Inicialmente previsto para 22 de novembro, o lançamento foi adiado para 17 de dezembro após a identificação de falhas intermitentes em sinais durante testes de aviônicos realizados pela FAB.

O segundo adiamento ocorreu de 17 para 19 de dezembro, para permitir a substituição de um componente da unidade de resfriamento do sistema de alimentação do oxidante do primeiro estágio, após a detecção de uma anomalia nas inspeções finais. O terceiro adiamento foi anunciado quando a empresa responsável identificou funcionamento anormal intermitente em uma válvula de ventilação do tanque de metano líquido do segundo estágio, durante o abastecimento do propelente.

A missão tem como objetivo transportar cinco satélites e três experimentos ao espaço e integra uma iniciativa lançada por edital público em 2020, com contrato assinado em 2022 entre o grupo sul-coreano responsável e o Comando da Aeronáutica. O HANBIT-Nano é um foguete orbital de dois estágios, capaz de levar até 90 quilos a uma órbita de 500 quilômetros, mede 21,8 metros de altura e representa uma nova geração de lançadores de pequeno porte, beneficiada pela posição estratégica de Alcântara, próxima à linha do Equador.