
Brasil
Mulher é presa suspeita de colaborar com roubo de obras de arte em SP
Dois suspeitos já estavam detidos

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Uma mulher de 38 anos foi presa na última sexta-feira (19) suspeita de participar do roubo de obras de Matisse e Portinari na Biblioteca Mário de Andrade, em 7 de dezembro. A mulher seria companheira de um dos autores do crime e há indícios de que ele esteve em sua residência após a ação. Ela nega envolvimento e afirma desconhecer o paradeiro das peças.
Outros dois suspeitos já estão detidos: Felipe dos Santos Fernandes Quadra, presente no local durante o roubo, e Luis Carlos Nascimento, ligado à facção Primeiro Comando da Capital (PCC).. Até o momento, as obras do Museu de Arte Moderna (MAM) não foram recuperadas, e a Interpol registrou os itens no sistema ID-Art.
No dia do crime, os autores renderam uma vigilante e um casal que visitava a biblioteca. Levando oito obras de Matisse e cinco de Portinari, colocaram os itens em sacolas e saíram pela porta principal no último dia da exposição “Do Livro ao Museu”, organizada em parceria com o MAM.
Segundo a Secretaria de Cultura, os itens possuem valor histórico, cultural e artístico, não podendo ser medidos apenas economicamente. As investigações seguem em andamento, e as autoridades trabalham para localizar e recuperar as gravuras roubadas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

