
Brasil
Lula lamenta morte de Mãe Carmen do Gantois: “liderou terreiro com muito amor”
Ialorixá morreu aos 98 anos em Salvador

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, na noite de sexta-feira (26), a morte de Mãe Carmen Oxaguian, aos 98 anos. Ela era ialorixá do Terreiro do Gantois, em Salvador, e uma das principais lideranças do candomblé no país. A morte gerou manifestações de pesar de autoridades, artistas e instituições.
“Eu e Janja ficamos profundamente tristes com a partida da querida Mãe Carmen de Oxaguian, que liderou com muito amor, por mais de 20 anos, um dos mais importantes terreiros de candomblé do Brasil, o Ilé Ìyá Omi Àse Ìyamase, conhecido em prosa e verso como o Terreiro do Gantois”, disse.
Na mensagem, o presidente destacou o papel da religiosa na preservação das tradições herdadas de Mãe Menininha e de outras matriarcas. Ele destacou que Mãe Carmen manteve viva a espiritualidade africana que influenciou a cultura e a identidade do povo brasileiro.
Outras homenagens também foram registradas. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, exaltou a fé e o acolhimento da ialorixá. O Ministério dos Direitos Humanos prestou solidariedade à comunidade do Gantois. O músico Gilberto Gil também manifestou pesar. Mãe Carmen comandava o terreiro desde 2002 e foi iniciada ainda criança.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.
