
Brasil
Morre Cláudio Mortari, ícone do basquete brasileiro, aos 77 anos
Técnico teve carreira marcada por títulos históricos

Foto: Reprodução/CBB
O técnico de basquete Cláudio Mortari morreu na quarta-feira (25), em São Paulo, segundo informou a família nas redes sociais. Com mais de quatro décadas no basquete, ele comandou diversos clubes brasileiros, conquistou títulos e dirigiu a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou.
“Mortari foi um grande ídolo da nossa história. Um técnico de incrível qualidade tática, campeão. Mas, como pessoa, ainda melhor. Um gentleman, um professor. De uma educação e amizade incríveis. O mundo perde demais sem o Cláudio Mortari. O basquete perde um personagem e ídolo e nós perdemos um amigo. Um beijo na família, nos filhos. Vai-se o homem, fica a lenda. Descanse em paz e o risco por tudo que fez por aqui”, declarou o presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Marcelo Sousa.
Nascido em São Paulo, em 15 de março de 1948, Mortari foi campeão brasileiro pelo Palmeiras, em 1977, e pelo Rio Claro, em 1995. Ele marcou época no Esporte Clube Sírio, liderando a equipe no título do Mundial Interclubes de 1979 e em conquistas nacionais e sul-americanas.
Ao longo da carreira, também passou por equipes tradicionais como Corinthians, Flamengo, Paulistano e Pinheiros. Pelo clube paulista, conquistou a Liga das Américas de 2013, um dos principais títulos do basquete continental.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

