Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sábado, 27 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Rio sanciona lei que permite adesão ao Propag para refinanciar dívidas

Brasil

Rio sanciona lei que permite adesão ao Propag para refinanciar dívidas

Correção pode cair para até IPCA zero

Rio sanciona lei que permite adesão ao Propag para refinanciar dívidas

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 27 de dezembro de 2025 às 08:30

Atualizado: no dia 27 de dezembro de 2025 às 08:37

O governo do Rio de Janeiro sancionou uma lei que autoriza a entrada do estado no Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag). A norma foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (26) e determina que o Executivo peça a saída do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para aderir ao novo modelo.

Criado pela Lei Complementar nº 212/2025 e regulamentado por decreto de abril, o Propag permite reorganizar o pagamento das dívidas estaduais sem comprometer serviços essenciais. A proposta busca equilibrar as contas públicas e manter investimentos em áreas básicas como saúde, educação e segurança.

No regime atual, os débitos são corrigidos pelo IPCA mais 4% ao ano. No novo programa, a correção pode variar entre IPCA mais 0%, 1% ou 2%, conforme o acordo firmado. Em troca, os estados precisam pagar parte da dívida e seguir regras fiscais mais rígidas.

A lei também autoriza o uso de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR) para reduzir o valor devido na adesão. Além disso, cria um limite para o crescimento das despesas, ligado à inflação e à arrecadação. Hoje, a dívida do Rio soma R$ 225 bilhões, em sua maior parte com a União.