
Brasil
Banco Central detalha liquidação do Banco Master ao TCU
Relatório aponta irregularidades, investigação ao MPF e apuração de suposta fraude bilionária

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Banco Central (BC) enviou nesta terça-feira (29) ao ministro do TCU Jhonatan de Jesus os esclarecimentos sobre a liquidação extrajudicial do Banco Master, controlado por Daniel Vorcaro. O documento, assinado pelos diretores Ailton de Aquino Santos e Renato Gomes, detalha o histórico da decisão, lista irregularidades e informa o envio de investigação ao Ministério Público Federal (MPF). A resposta atende a um pedido sobre possíveis indícios de precipitação na medida.
Entre as irregularidades apontadas estão atrasos na entrega de documentos, esgotamento de carteiras de crédito, comprometimento da solvência, incapacidade de recompor o compulsório e falhas no gerenciamento do risco de crédito. O BC também cita operações estruturadas sem fluxo financeiro relevante e a cessão de carteiras ao BRB com ativos insubsistentes ou não comprovados, além de insuficiência de capital e inexistência de ativos líquidos em fundo de liquidez.
O BC informou ainda que, em 25 de novembro deste ano, encaminhou ao MPF comunicação de crime por indícios de gestão fraudulenta, operações simuladas e uso de mecanismos para dar aparência de legalidade a transações sem substância econômica. Segundo o órgão, recursos teriam sido reciclados por meio de fundos e sociedades interpostas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

