
Brasil
Oposição reúne assinaturas para pedir CPMI sobre o Banco Master
Requerimento já tem apoio mínimo de deputados e senadores e deve ser protocolado em fevereiro

Foto: Divulgação
O vice-líder da oposição na Câmara, Carlos Jordy, anunciou nesta quarta-feira (31) ter alcançado o número mínimo de assinaturas para apresentar o pedido de CPMI destinada a investigar o caso do Banco Master. Segundo o parlamentar, o requerimento conta com 205 apoios, sendo 177 deputados e 28 senadores, acima do mínimo exigido para protocolar a comissão.
À CNN Brasil, Jordy informou que o pedido será apresentado em fevereiro, com o retorno dos trabalhos no Congresso. Ele afirmou esperar novas adesões até lá e avalia que o governo deve pressionar parlamentares a retirarem assinaturas, o que reforça, segundo ele, a necessidade de uma margem de segurança no número de apoios.
A CPMI pretende apurar fraudes financeiras atribuídas ao Banco Master, estimadas pela Polícia Federal em mais de R$ 12 bilhões, além de possíveis conexões político-institucionais. Para a instalação, além do protocolo, o requerimento precisa ser lido em sessão do Congresso Nacional, convocada pelo presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre. No texto, Jordy argumenta que as investigações criminais em curso não abrangem todas as responsabilidades políticas, falhas de regulação e impactos econômicos do caso.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

