
Brasil
9 milhões: Bancos excluem chaves Pix de brasileiros com CPF irregular na Receita
Pessoas físicas com CPF suspenso, nulo ou cancelado, além daquelas cujos titulares faleceram, tiveram suas chaves canceladas

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
O Banco Central determinou que instituições financeiras e de pagamentos excluam chaves Pix de 9,1 milhões de brasileiros por problemas ligados ao CPF (Cadastro de Pessoa Física) na Receita Federal nos últimos dez meses. O objetivo da ação é reforçar a segurança do sistema financeiro nacional contra fraudes.
A estimativa era que a exclusão afetasse cerca de 8 milhões de chaves com problemas ligados ao CPF, no entanto, os números foram superados. Pessoas físicas com CPF suspenso, nulo ou cancelado, além daquelas cujos titulares faleceram, tiveram suas chaves canceladas. A orientação foi dada em março pelo regulador com o objetivo de evitar golpes e fraudes.
A medida tem sido positiva até agora, segundo avaliação do Banco Central, embora não dê para quantificar quantas fraudes foram evitadas. A análise considera que, ao fazer a limpeza na base de dados, fica mais difícil que criminosos adotem chaves com grafia parecida aos nomes de empresas verdadeiras para aplicação de golpes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

