
Brasil
PF desmantela esquema de falsas cobranças sustentado por empresas em SP
Investigação aponta apoio de empresas

Foto: Poliana Lima/Ascom PCBA
A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, nesta quinta-feira (22), uma operação contra uma quadrilha suspeita de aplicar golpes com cobranças de créditos falsos. O grupo atuava a partir de um escritório instalado na avenida Faria Lima, uma das principais áreas financeiras da capital paulista.
A ação foi conduzida pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e resultou na prisão de 12 suspeitos. As investigações apontaram que empresas colaboravam com o esquema ao fornecer dados pessoais das vítimas, o que ajudava a dar aparência de legalidade às abordagens criminosas.
Como o golpe funcionava
Os suspeitos entravam em contato principalmente com idosos, informando sobre falsas dívidas. A abordagem começava por mensagens e seguia com ligações telefônicas feitas por pessoas que se passavam por funcionários de setores de cobrança, jurídico e até do Judiciário. As vítimas eram ameaçadas com bloqueio de CPF (Cadastro de pessoa física), benefícios e supostas decisões judiciais.
Segundo a polícia, o grupo também mantinha uma base em Carapicuíba, na Grande São Paulo, onde documentos foram apreendidos. A investigação integra a Operação Título Sombrio, conduzida pela 4ª Delegacia da DCCIBER (Investigações sobre Lavagem e Ocultação de Ativos Ilícitos por Meios Eletrônicos), especializada em crimes financeiros e eletrônicos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

