Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Lula viaja ao Panamá para assinar acordo de investimentos e reforçar parceria estratégica

Brasil

Lula viaja ao Panamá para assinar acordo de investimentos e reforçar parceria estratégica

Presidente participa de fórum econômico, cumpre agenda bilateral e destaca importância do Canal do Panamá para o comércio exterior brasileiro

 Lula viaja ao Panamá para assinar acordo de investimentos e reforçar parceria estratégica

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Por: Metro1 no dia 23 de janeiro de 2026 às 13:41

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca na próxima terça-feira (27) para o Panamá, onde o governo brasileiro irá oficializar a assinatura de um acordo de cooperação e facilitação de investimentos. O tratado define normas para a salvaguarda de investimentos panamenhos no Brasil e de capitais brasileiros em território panamenho. Esta será a primeira ida de Lula ao país desde o início do atual mandato.

De acordo com a secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, embaixadora Gisela Padovan, o Panamá é um aliado comercial de peso para o Brasil, sobretudo por sediar o Canal do Panamá, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico e encurta trajetos e custos no transporte internacional de cargas.

O Brasil ocupa a 15ª posição entre os maiores usuários do canal, por onde transitam cerca de 7 milhões de toneladas anuais de exportações brasileiras, o que torna a rota um eixo estratégico para o comércio exterior do país.

A embaixadora acrescentou que o governo federal encaminhou recentemente ao Congresso um protocolo de adesão ao tratado de neutralidade do Canal do Panamá. “O Brasil não havia aderido, e agora aderirá, por decisão do presidente Lula. O acordo está em tramitação no Congresso, e esperamos que seja aprovado rapidamente”, disse Padovan. O tratado de neutralidade estabelece que o canal deve permanecer aberto, seguro e imparcial para todos os navios civis e militares, em qualquer circunstância.

No Panamá, Lula cumpre compromissos entre os dias 27 e 28 de janeiro. Na manhã do dia 27, ele participa do Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe 2026, promovido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). O Brasil é o convidado de honra do evento, e o presidente Lula será o segundo a se pronunciar. A visita ocorre a convite do presidente panamenho, José Raúl Mulino.

Após a sessão inaugural do fórum, Lula e os chefes de Estado de outros países confirmados, Bolívia, Chile, Guatemala e Jamaica, seguem para o Canal do Panamá, onde será feita a foto oficial.

Na sequência, retornam ao Palácio de las Garzas para encontros bilaterais, cujos horários ainda estão sendo ajustados. A programação inclui ainda um almoço com os chefes de Estado, e as atividades devem ser concluídas no fim da tarde do primeiro dia da viagem. No dia 28, o presidente retorna ao Brasil.