
Brasil
Brasil registra aumento de 1400% em casos de violência contra animais nos últimos quatro anos
Assunto ganhou destaque nacional após o cão comunitário Orelha ser espancado em uma das regiões mais nobres de Florianópolis

Foto: Reprodução
Os casos de violência contra animais dispararam no Brasil nos últimos quatro anos. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indicam um aumento de 1.400% nos registros de maus-tratos desde 2021. Só em 2025, foram contabilizadas 4.919 ocorrências, uma média de 13 por dia, 21% a mais que no ano anterior, envolvendo agressões que vão de espancamentos a enforcamentos e disparos de arma de fogo.
O assunto ganhou destaque nacional após o cão comunitário Orelha ser espancado em uma das regiões mais nobres de Florianópolis e precisar ser eutanasiado em 5 de janeiro devido a ferimentos graves. Quatro adolescentes são apontados como principais suspeitos das agressões, que aconteceram no dia 4 de janeiro e só foram denunciadas à Polícia Civil em 16 de janeiro.
A legislação brasileira prevê pena de detenção de três meses a um ano por maus-tratos, podendo aumentar em casos de morte. Apesar da lei de 2020, que endureceu as penas para crimes contra cães e gatos, grande parte dos agressores cumpre apenas punições alternativas, como serviços ou multas, sem distinção entre abandono, espancamento ou assassinato de animais.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

