Quarta-feira, 20 de maio de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Amiga de Lulinha diz à PF que ele viajou com “Careca do INSS” a Portugal

Brasil

Amiga de Lulinha diz à PF que ele viajou com “Careca do INSS” a Portugal

Empresária negou que tenha viajado com Lulinha e Antunes e disse que, até onde sabia, viagem do filho de Lula a Portugal com Antunes serviu para "prospecção e sondagem de negócios"

Amiga de Lulinha diz à PF que ele viajou com “Careca do INSS” a Portugal

Foto: Tânia Rêgo Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 20 de maio de 2026 às 13:30

Durante depoimento à Polícia Federal nesta quarta-feira (20), a empresária Roberta Luchsinger disse que Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, viajou com Antônio Camilo Antunes, o "Careca do INSS", para Portugal. Lulinha é o filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Roberta, que disse ter apresentado Lulinha a Antunes "em contexto social", afirmou à corporação que o encontro, do qual ela diz não ter participado, foi uma "viagem de prospecção e de sondagem de negócios". Ela disse ainda que, após a deflagração da Operação Sem Desconto, na qual a PF investigou supostas irregularidades envolvendo Antunes, ela "teve receio de que esse contato pudesse ser explorado politicamente, como de fato vem ocorrendo".

Ainda em seu depoimento, a empresária negou que tenha viajado com Lulinha e Antunes e disse que, até onde sabia, a viagem do filho de Lula a Portugal com Antunes serviu para "prospecção e sondagem de negócios" e que ele teria sido convidado "por sua curiosidade relativa ao assunto, oriunda, inclusive, em função da utilização de medicamento à base de canabidiol por familiares."

O que diz a defesa
Os advogados da empresária disseram que ela é "alvo de verdadeira campanha difamatória". "Esperamos que, após o depoimento, com a conclusão das apurações, sejam as investigações arquivadas em relação à sua pessoa, ante a demonstração da absoluta inexistência de qualquer conduta ilícita", afirma a defesa em nota.

Roberta e Antunes
​​​​​​​A empresária atuava em conjunto com Antunes, que é uma das principais peças do esquema de desvios bilionários de pensões e aposentadorias. Amiga de Lulinha, Roberta também foi alvo de busca e apreensão em uma das fases da Operação Sem Desconto da Polícia Federal, ocorrida em dezembro do ano passado. Segundo a PF, ela teria recebido R$ 1,5 milhão do Careca do INSS.