Brasil

Pesquisa mostra que 8 de cada 10 brasileiros afirmam que denunciariam corrupção

A organização não-governamental Transparência Internacional divulgou nesta segunda-feira (9) um estudo que mostra que 11% dos brasileiros assumiram pagar propina para ter acesso a serviços públicos, como saúde, educação, serviço de polícia ou emissão de documentos. O índice é o segundo menor da América Latina e Caribe, ficando atrás apenas de Trinidad e Tobago, onde 6% admitiram pagamento de propina.[Leia mais...]

[Pesquisa mostra que 8 de cada 10 brasileiros afirmam que denunciariam corrupção]
Foto : Getty Images

Por Matheus Simoni no dia 09 de Outubro de 2017 ⋅ 15:25

A organização não-governamental Transparência Internacional divulgou nesta segunda-feira (9) um estudo que mostra que 11% dos brasileiros assumiram pagar propina para ter acesso a serviços públicos, como saúde, educação, serviço de polícia ou emissão de documentos. O índice é o segundo menor da América Latina e Caribe, ficando atrás apenas de Trinidad e Tobago, onde 6% admitiram pagamento de propina. Além disso, 81% dos entrevistados brasileiros disseram que, caso presenciassem um ato de corrupção, seriam obrigados a denunciá-lo.

Esse índice é maior só no Uruguai (83%) e na Costa Rica (82%). Foram ouvidas 22.302 pessoas de mais de 16 anos em 20 países da América Latina e Caribe entre maio e dezembro de 2016. A margem de erro estimada é de 2,8% e o nível de confiança é de 95% e o levantamento teve como base relatos das pessoas entrevistadas para medir a percepção da corrupção em cada país.

A ONG também apontou que boa parte dos brasileiros considera que a corrupção aumentou no Brasil, segundo 78% da população. Ficaram assim as avaliações para a pergunta \"Na sua opinião, no decorrer do ano anterior, o nível de corrupção no país aumentou, diminuiu ou ficou o mesmo?\":

Cresceu muito - 64%
Aumentou consideravelmente - 14%
Ficou o mesmo - 14%
Reduziu consideravelmente - 4%
Reduziu muito - 2%
Não sei - 2%

Notícias relacionadas