Equipe de Bolsonaro planeja escolher reitores e vice-reitores de universidades federais
A ideia é que a indicação seja feita com base na experiência em “gestão” e “administração” para evitar suposto "aparelhamento"
![Equipe de Bolsonaro planeja escolher reitores e vice-reitores de universidades federais [Equipe de Bolsonaro planeja escolher reitores e vice-reitores de universidades federais]](https://www.metro1.com.br/noticias/63108,equipe-de-bolsonaro-planeja-escolher-reitores-e-vice-reitores-de-universidades-federais-3.jpg)
Por Juliana Rodrigues no dia 23 de Outubro de 2018 ⋅ 13:20
A equipe que prepara o plano de governo do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) propõe que, em uma eventual gestão do capitão reformado, os reitores e vice-reitores das universidades federais sejam indicados com base na experiência em “gestão” e “administração” e na ausência de vínculos com partidos de esquerda. Atualmente, a escolha do reitor e do vice é feita pelo presidente com base na relação dos mais votados.
De acordo com a revista Exame, a equipe de Bolsonaro considera que as universidades foram "aparelhadas" nos últimos anos. Em um segundo momento, o grupo pretende fazer alterações na Lei 9.192, de 21 de dezembro de 1995, que regulamenta a escolha do reitor e do vice. Pelo texto da norma assinada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o dirigente escolhido deve ser professor titular ou associado 4, com título de doutor.