“Liberdade de imprensa é inegociável”, diz OAB ao STF
A OAB ressalta que é possível haver responsabilização cível
![“Liberdade de imprensa é inegociável”, diz OAB ao STF [“Liberdade de imprensa é inegociável”, diz OAB ao STF]](https://www.metro1.com.br/noticias/71942,liberdade-de-imprensa-e-inegociavel-diz-oab-ao-stf-3.jpg)
Por Kamille Martinho no dia 16 de Abril de 2019 ⋅ 19:30
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) afirmou que há uma ameaça à liberdade de imprensa e à liberdade de expressão nas decisões do ministro Alexandre de Moraes. O ministro mandou retirar do ar publicações que citavam o presidente do STF, Dias Toffoli, além de bloquear contas nas redes sociais de pessoas investigadas por divulgar fake news.
A liberdade de imprensa é inegociável, até porque é fundamento da democracia representativa, razão pela qual a diretoria do Conselho Federal da OAB espera o pleno respeito à Constituição Federal e a defesa da plena liberdade de imprensa e de expressão”, afirmou a OAB.
A OAB ressalta que é possível haver responsabilização cível, mas apenas “após obedecidos os princípios da ampla defesa e do contraditório, dentro de um devido processo legal”.
O órgão lembra que o próprio STF decidiu que a liberdade de imprensa não pode sofrer embaraços nem nenhum tipo de regulação.