
Brasil
Especialista em relações internacionais fala sobre atentados em Paris
A série de atentados em Paris, que deixou 129 mortos e mais 352 pessoas feridas, na noite da última sexta-feira (13), foi um dos assuntos que professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e especialista em relações internacionais, Gilberto Rodrigues, falou durante entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (17). Segundo ele, "a situação é deplorável". [Leia mais...]

Foto: Anne Sophie Chaisemartin / Associated Press
A série de atentados em Paris, que deixou 129 mortos e mais 352 pessoas feridas, na noite da última sexta-feira (13), foi um dos assuntos que o professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e especialista em relações internacionais, Gilberto Rodrigues, falou durante entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (17). Segundo ele, "a situação é deplorável".
"Isso nos deixa deprimidos. Temos que pegar o fio da meada para enteder. Há um conflito gravíssimo no Oriente Médio, que tem impacto na Turquia e no Líbano, existem interesses grandes ali. Isso vem de muitos anos, conflitos que ocorreram, principlamente no Iraque, tudo isso virou um grande caldeirão de conflitos. Com a primavera Árabe, isso foi se agravando. A França é um dos países que tem se mostrado com mais interesse de intervir, com bombardeios aéreos. O que a gente tá vendo em relação aos atentados é que a coordenação se deu a partir da Síria, com células na Bélgica e envolveu diversos atores, que têm uma matriz complexa", falou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.