Brasil

Weintraub culpa o PT por baixo desempenho no Pisa: 'fracasso absoluto'

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) foi divulgado hoje (03) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

[Weintraub culpa o PT por baixo desempenho no Pisa: 'fracasso absoluto']
Foto : José Cruz/Agência Brasil

Por Kamille Martinho no dia 03 de Dezembro de 2019 ⋅ 14:20

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse hoje (3) que o baixo desemprenho do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) é responsabilidade do PT.

“Estamos estagnados desde 2009, estatisticamente com o mesmo desempenho no Pisa. O governo do PT construiu [ao lado do ministério] a lápide da educação, que é o mural do Paulo Freire. Ele representa esse fracasso absoluto. Então, sim, [o Pisa é] integralmente culpa do PT", afirmou. O ministro eximiu o ex-presidente Michel Temer por "ter ficado pouco tempo" no poder.

Divulgado hoje pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Pisa mostra que o Brasil ficou na 57ª posição, entre os 77 países e regiões com notas disponíveis em leitura; na 70ª posição em matemática; e na 64º posição em ciências, junto com Peru e Argentina, em um ranking com 78 países. China e Singapura lideram os rankings das três disciplinas.

“Nosso objetivo é mudar isso. Vocês vão ver que o ponto de inflexão será 2019, graças à nova política nacional de educação, aos treinamentos e capacitações que serão implementadas ano que vem, por meio da internet, e pela expansão do ensino em tempo integral”, completou Weintraub.

Notícias relacionadas