Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Em pedido de liberdade, defesa disse que Cátia Raulino estava em “rigoroso isolamento social”

Cidade

Em pedido de liberdade, defesa disse que Cátia Raulino estava em “rigoroso isolamento social”

Desembargadora Ivone Bessa diz que a suposta professora mudou de endereço sem comunicar à Justiça

Em pedido de liberdade, defesa disse que Cátia Raulino estava em “rigoroso isolamento social”

Foto: Reprodução

Por: André Uzêda no dia 22 de abril de 2021 às 12:12

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou o pedido de liberdade para Cátia Regina Raulino, investigada pelos crimes de estelionato, falsificação de documento público e falsidade ideológica. 

A liminar foi analisada pela desembargadora Ivone Bessa Ramos na última quarta-feira (21). No documento, obtido pelo Metro 1, a magistrada diz que Cátia “mudou de domicílio sem comunicação ao Juízo, tanto foi assim que restou frustrada a medida de busca e apreensão decretada”.

Entre os pontos levantados, a defesa da suposta professora dizia que ela “permanecia em rigoroso isolamento social” e estaria à disposição da Justiça. Cátia foi presa no dia 25 de março em Florianópolis e transferida no dia 31 de março para Salvador.

A Segundo a Secretaria de Segurança Pública, no entanto, entendeu que Cátia teria fugido para Santa Catarina após a Justiça expedir mandado de prisão, a pedido da 9ª Delegacia Territorial da Boca do Rio (9ª DT/Boca do Rio), que investiga o caso.

A desembargadora Ivone Bessa reforçou que “no âmbito processual penal, qualquer alteração de endereço deve ser comunicada, seja ela definitiva ou não”, diz. 

Cátia Raulino é investigada por plagiar artigos acadêmicos de alunas, além de supostamente ter mentido que possuía graduação, mestrado e doutorado na área jurídica. O caso foi denunciado com exclusividade pelo Metro 1.  

Ela atuou como professora e coordenadora de faculdades particulares em Salvador e tinha mais de 180 mil seguidores nas redes sociais, se apresentando como especialista em direito – depois que as denúncias vieram a público, ela deletou a conta.