Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Com faixa etária estendida até 12 anos, prefeito estima mais de 700 mil pessoas para se vacinar em Salvador

Cidade

Com faixa etária estendida até 12 anos, prefeito estima mais de 700 mil pessoas para se vacinar em Salvador

Segundo Bruno Reis, cerca de 717 mil pessoas com idades entre 12 e 46 anos aguardam o imunizante, com uma média de 20 mil pessoas por cada faixa de idade.

Com faixa etária estendida até 12 anos, prefeito estima mais de 700 mil pessoas para se vacinar em Salvador

Foto: Betto Jr - Secom

Por: Juliana Rodrigues no dia 21 de junho de 2021 às 11:20

O prefeito Bruno Reis (DEM) apresentou nesta segunda-feira (21), em coletiva de imprensa, os números referentes à população de Salvador que deverá ser imunizada por faixa etária contra a Covid-19. Segundo ele, cerca de 717 mil pessoas com idades entre 12 e 46 anos aguardam o imunizante, com uma média de 20 mil pessoas por idade. O cálculo da prefeitura já considera adolescentes entre 12 e 18 anos, após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso da vacina da Pfizer neste público.

Bruno Reis avaliou que a capital deve atingir a marca de 50% da população vacinada com a primeira dose ainda nesta terça-feira. Os números da Secretaria Municipal de Saúde indicam que 48% do público-alvo já recebeu a primeira aplicação. No entanto, o prefeito frisou que ainda evita fazer previsões de quando todo o público-alvo de Salvador estará vacinado contra a Covid-19, pois a estratégia depende da chegada dos imunizantes. Ele citou como exemplo o atraso das vacinas da Janssen, que tinham previsão de desembarcar na capital baiana na última semana. 

"Não posso dizer qual a idade à qual vamos chegar no final do mês, porque depende da vacina. Na semana passada tínhamos a previsão de chegarem 90 mil doses da Janssen. Se elas tivessem chegado, já estaríamos na faixa de 43 anos hoje. Para não criar falsas expectativas, esse é um assunto muito sério, porque as pessoas querem se vacinar, eu não posso chegar aqui e dizer. Qualquer data que eu diga aqui é futurologia. O único fator que eu não controlo, que é o principal fator, são as vacinas. Se eu tivesse um calendário, a gestão ficaria bem mais fácil", afirmou.

O gestor disse lamentar que pessoas queiram "escolher" qual vacina contra a Covid-19 vão receber, ao procurarem os postos de vacinação. Ele avaliou que as pessoas habilitadas para receber o imunizante devem ir às unidades tão cedo quanto possível, independentemente de qual seja a vacina disponível. "Numa dessas de ficar esperando a vacina melhor ou aquela que você acha que lhe atende mais chegar, você pode contrair o vírus e depois lamentar não ter ido se vacinar. Chegando a vacina e estando dentro do público autorizado, minha recomendação é que se vá de imediato", afirmou.

O prefeito ainda deu declarações bastante otimistas quanto à superação da pandemia nos próximos meses e disse que Salvador poderá ter festa de Réveillon para marcar a passagem do ano de 2021 para 2022, citando um evento-teste que deverá acontecer no mês de julho. "Não vamos dar detalhes do evento para não causar uma falsa sensação em relação à pandemia, mas no que depender desse prefeito vai ter Carnaval e Réveillon", afirmou.

Questionado sobre os protestos contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), realizados no último sábado (19), o prefeito lamentou que movimentos sociais, centrais sindicais e partidos de esquerda tenham dado "mau exemplo". "Sou contra qualquer tipo de aglomeração nesse momento. Vi com muita tristeza o que aconteceu em Salvador, no sábado, promovido pelos partidos de esquerda", pontuou.