Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Notícia de reação adversa em São Paulo gerou suspensão de vacina em adolescentes, diz secretário

Cidade

Notícia de reação adversa em São Paulo gerou suspensão de vacina em adolescentes, diz secretário

Secretário de Saúde falou à Rádio Metropole nesta quinta-feira (16)

Notícia de reação adversa em São Paulo gerou suspensão de vacina em adolescentes, diz secretário

Foto: Jefferson Peixoto/ Agecom

Por: Gabriel Amorim no dia 16 de setembro de 2021 às 09:29

Depois da vacinação de adolescentes ser suspensa de repente na manhã desta quinta-feira (16), o secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, explicou em entrevista à Rádio Metropole sobre as razões que geraram a decisão da suspensão em Salvador. “Há uma notícia de uma reação adversa mais grave, no estado de São Paulo, Ainda não há confirmação de nada, mas por precaução estamos decidindo suspender hoje a vacinação dos adolescentes para acompanhar o desenrolar desse caso. Ainda não há confirmação de nada, mas resolvemos tomar essa medida por precaução”, explicou Léo.

O caso de São Paulo que acender o alerta aconteceu em São Bernardo do Campo. O órgão de vigilãncia do estado de São Paulo noticiou um óbito que poderia ter relação com a aplicação da vacina Pfizer em um adolescente de 16 anos. O relato detalha que o jovem recebeu a 1º dose da vacina em 25/08/21 e começou a apresentar sintomas no dia seguinte com relato de cansaço, falta de ar. O adolescente foi atendido por um hospital da cidade e chegou a ser internado em UTI com quadro de mal súbito, falecendo no último dia 02.  Ainda não há confirmação quando a relação do quadro com a aplicação da vacina. “Estamos esperando para ver se a reação tem relação com a vacina. Essas reação são exceções, as vacinas têm se mostrado seguras; Veja que estamos vacinando adolescentes já há algum tempo”, disse Léo Prates..

Sobre a recomendação vinda do Ministério da Saúde, o titular da pasta da saúde soteropolitana afirma que falta clareza na comunicação do governo federal. “A nota do Ministério da Saúde deixava claro na interpretação dos municípios e dos veículos de imprensa nacional o pedido da suspensão. Alguns minutos atrás saiu uma nota do Conass dizendo que o Ministério da Saúde apenas pedia para priorizar os idosos. Existe uma área nebulosa nessa comunicação feita com o Ministério”, completou.