Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Vereadora defende suspensão de leilões de áreas públicas promovidos pela Prefeitura de Salvador

Cidade

Vereadora defende suspensão de leilões de áreas públicas promovidos pela Prefeitura de Salvador

Leilões serão realizados entre os dias 24 e 28 de janeiro

Vereadora defende suspensão de leilões de áreas públicas promovidos pela Prefeitura de Salvador

Foto: Foto do leitor

Por: Metro1 no dia 20 de janeiro de 2022 às 17:02

A vereadora Maria Marighella (PT) defende a suspensão dos leilões de áreas públicas promovidos pela Prefeitura de Salvador, previstos para acontecer a partir do dia 24 de janeiro.

Entre os terrenos está um localizado na Rua Calazans Neto, no bairro de Itapuã, que é utilizado há mais de 20 anos pela comunidade e moradores de outros bairros para a prática de futevôlei e futebol de praia. A Prefeitura está leiloando a área de 12.615 m² pelo valor mínimo de R$ 12.470.800,00.

Em abril do ano passado, o chamado “PL das Desafetações” (PL 136/2021) foi aprovado pela base do governo na Câmara Municipal, com voto contrário de toda a bancada de oposição, permitindo a venda de 22 áreas públicas (10 destinadas a escolas, sete áreas verdes e uma de lazer), sem as devidas escutas, transparência e justificativas e à revelia da posição do Ministério Público (MP).

O MP recomendou, na ocasião, que o projeto não fosse sancionado pelo prefeito Bruno Reis (DEM), apontando a necessidade de estudos técnicos, georreferenciamento das poligonais, discussão com a população, identificação das potencialidades de uso das áreas, análise de possibilidades e alternativas e ajuste à legislação urbanística e ambiental. Atualmente, nove destas áreas estão com editais abertos para leilão, incluídas áreas verdes com ecossistema de manguezal, como o terreno localizado na Rua Oswaldo Hugo Sacramento em Jaguaribe.

“Os leilões estão anunciados em um lamentável site oficial, onde a Prefeitura tem agido como imobiliária, tratando a nossa cidade como mercadoria, vendendo nossos terrenos a grandes especuladores. São bens valiosos da população de Salvador, terrenos que poderiam continuar sendo do povo, para áreas escolares, áreas verdes, de lazer”, declara a vereadora Maria Marighella.

“Junto a diversos agentes da sociedade civil, estamos mobilizadas pela suspensão imediata de todos os leilões de terrenos públicos em Salvador. Somos contrárias a este projeto que insiste em dilapidar o patrimônio de nossa cidade em prol da especulação imobiliária e do enriquecimento dos poucos que sempre exerceram o poder econômico sobre o interesse público em nossa cidade. Salvador de pé, leilão no chão!”, completa a vereadora.