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Recém-inaugurado, Cras da Boca do Rio reduz atendimento com corte de água e energia

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Recém-inaugurado, Cras da Boca do Rio reduz atendimento com corte de água e energia

Unidade foi inaugurada no dia 18 de fevereiro, com promessa de atender cerca de 5 mil famílias por mês

Recém-inaugurado, Cras da Boca do Rio reduz atendimento com corte de água e energia

Foto: Leitor Metro1

Por: Metro1 no dia 27 de junho de 2022 às 13:21

*Atualizado em 28/06/2022, às 8h20

Inaugurado há pouco mais de pouco mais de quatro meses, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro da Boca do Rio já está deixando os moradores na mão. Na manhã desta segunda-feira (27), Francisco Batista e uma amiga, ambos moradores do bairro, foram à unidade tentar solucionar pendências no cadastro do Bolsa Família e se depararam com placas informando que o prédio estava sem água e energia elétrica. Assim como eles, outros moradores que procuraram serviços na unidade foram orientados a voltar outro dia. 
 
De acordo com o líder comunitário da Boca do Rio, Edmundo Campos, há cerca de um mês o funcionamento do Cras foi reduzido por conta de problemas com o fornecimento de água e energia elétrica. Se antes os moradores poderiam ser atendidos entre 8h e 17h, hoje, as placas improvisadas na unidade informam que os atendimentos são encerrados às 12h. 
 
“Essa é uma unidade muito importante, atende toda a população carente do bairro. A maioria é para resolver algum problema com o Bolsa Família. Já cheguei a presenciar cerca de 100 pessoas aguardando para serem atendidas”, contou o líder comunitário. 
 
Francisco e a amiga receberam orientações para voltar quando os problemas com a água e energia fossem solucionados, mas nenhuma previsão foi dada.  
 
“Fiquei constrangido. Lembro da festa que foi no dia da inauguração da unidade e pouco tempo depois me com um monte de placa e as funcionárias orientando para voltar outro dia. Para cada pessoa que chegava, eles davam a orientação de voltar outro dia. Minha amiga, por exemplo, mora no bairro, mas é longe, é complicado voltar outro dia, por isso me ofereci para dar carona de novo a ela”, conta 
 
O Centro de Referência de Assistência Social foi inaugurado no dia 18 de fevereiro, com a promessa de atender mensalmente cerca de 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. Além da Boca do Rio, a unidade deveria atender moradores de Patamares, Costa Azul, Pituaçu, Jardim Armação e Stiep
 
Procurada pela reportagem do METRO1, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) afirmou que o funcionamento até às 12h está sendo realizado apenas nos últimos seis dias úteis. Nesse período, foram atendidas 244 famílias, segundo a pasta.

A secretaria afirmou ainda que a equipe de manutenção está trabalhando para reestabelecer a energia no local, que seria também o motivo dos problemas com o abastecimento de água do Centro, feito através de bombeamento elétrico. O problema, segundo a pastas, aconteceu após um desligamento programado de energia elétrica, realizado pela concessionária, na região da Boca do Rio. Ao retomarem as atividades, a equipe do CRAS teria percebido que  a parte elétrica da unidade não estava funcionando. Após avaliações, foi identificado um problema técnico na subestação de energia.