Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Cidade

Plenário do TCE confirma suspensão de contrato com ônibus elétricos do governo da Bahia

O motivo, no entendimento do tribunal, é que a contratação foi feita na modalidade de "pregão eletrônico", que não é compatível para o tipo de serviço buscado em contrato

Plenário do TCE confirma suspensão de contrato com ônibus elétricos do governo da Bahia

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 19 de julho de 2022 às 18:38

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) confirmou, na tarde desta terça-feira (19), a suspensão da contratação dos ônibus elétricos pelo governo da Bahia. No dia 15 de julho, a conselheira Carolina Matos Alves Costa já havia, de forma monocrática, suspendido a contratação. 

O motivo, no entendimento do tribunal, é que a contratação foi feita na modalidade de "pregão eletrônico", que não é compatível para o tipo de serviço buscado em contrato. O indicativo seria de uma concorrência pública.

Em resultado do pregão eletrônico, a empresa Viação Jequié Cidade Sol foi a vencedora do processo para operação e manutenção de 20 ônibus elétricos comprados pelo governo da Bahia. O resultado foi publicado pela Agerba, na última quinta-feira (14), do Diário Oficial do Estado. 

Em maio de 2021, após visitar a fábrica da BYD, em Campinas, o governador Rui Costa (PT) discutiu trazer ônibus elétricos para rodar em Salvador e na Região Metropolitana. Foram investidos mais de R$ 44 milhões na compra de 20 ônibus 100% elétricos. A ideia inicial é de um projeto piloto de um ano — com possibilidade de ser renovado por mais cinco.