Quarta-feira, 30 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Projeto de lei busca reconhecimento para Feira de São Joaquim como Patrimônio Cultural Imaterial

Cidade

Projeto de lei busca reconhecimento para Feira de São Joaquim como Patrimônio Cultural Imaterial

Deputada autora da proposta usou a definição do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para bens culturais de natureza imaterial

Projeto de lei busca reconhecimento para Feira de São Joaquim como Patrimônio Cultural Imaterial

Foto: tracy collins (Flickr)

Por: Metro1 no dia 21 de fevereiro de 2024 às 09:52

Atualizado: no dia 21 de fevereiro de 2024 às 10:01

Um projeto de lei prevendo tornar a Feira de São Joaquim Patrimônio Cultural Imaterial do Estado foi encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a proposta foi apresentada pela deputada Fabíola Mansur (PSB). O Artigo 2º do PL 25.194/2024, indica que o Poder Executivo, através dos órgãos diretamente vinculados às ações ligadas à Cultura, realizará ações e fomentará a proteção do patrimônio imaterial.

No argumento, a deputada usou a definição do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para bens culturais de natureza imaterial, que, segundo o órgão federal, dizem respeito a práticas e domínios da vida social manifestadas em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).

Para parlamentar desde o famoso Samba da Feira até o acolhimento dos feirantes, em especial do interior do estado, São Joaquim oferece um leque de opções para os visitantes. Fabíola lembra que pessoas de vários lugares visitam diariamente a feira, o que amplia ainda mais a sua importância.