
Cidade
AGU vai notificar plataformas contra notícia falsa envolvendo Janja
A medida foi motivada por postagens que associam Janja à fraude do INSS

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A Advocacia-Geral da União (AGU) vai acionar as plataformas de redes sociais para a remoção de notícias falsas envolvendo a primeira-dama Janja da Silva. A medida foi motivada por postagens, principalmente no Facebook, que associam Janja à fraude no INSS, com fotos manipuladas e alegações infundadas sobre malas cheias de dinheiro durante uma viagem à Rússia.
Uma das publicações, compartilhada inclusive pelo ex-presidente Jair Bolsonaro na rede X, sugere que Janja embarcou com 200 malas, insinuando ostentação e uso indevido de recursos públicos. A Secretaria de Comunicação (Secom) negou qualquer irregularidade e afirmou que a primeira-dama viajou em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), sem incidentes com a bagagem.
A Secom classificou as alegações como “invenção absurda” e alertou para os riscos da disseminação de desinformação com fins políticos. Janja esteve na Rússia entre 3 e 7 de maio, a convite do governo local, onde cumpriu agenda cultural e educacional antes da chegada do presidente Lula.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.