Quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Transalvador e GCM ampliam ações contra atuação irregular de "guardadores de carro"

Cidade

Transalvador e GCM ampliam ações contra atuação irregular de "guardadores de carro"

Agentes de trânsito e guardas-civis já realizaram cerca de 180 abordagens, em 47 ações do tipo

Transalvador e GCM ampliam ações contra atuação irregular de "guardadores de carro"

Foto: Transalvador

Por: Metro1 no dia 27 de agosto de 2025 às 15:04

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), vem intensificando desde o início deste ano operações de combate à atuação dos guardadores ilegais, popularmente chamados de “flanelinhas”, em diversos pontos da cidade. Agentes de trânsito e guardas-civis já realizaram cerca de 180 abordagens, em 47 ações do tipo.

Durante as operações, foram apreendidos 146 coletes utilizados irregularmente pelos guardadores. Na oportunidade, os agentes precisaram realizar 365 notificações por estacionamento irregular. Os guardas encaminharam seis indivíduos para a autoridade policial, quatro por estarem com mandado de prisão em aberto, um por tráfico de drogas e outro por desacato.

“Nossa prioridade é garantir a ordem nas vias e a segurança da população. A prática de cobrança indevida pelo uso de áreas públicas é ilegal e não será tolerada. Com a operação, queremos coibir condutas abusivas com os motoristas, orientar a população e adotar medidas cabíveis contra quem insiste em desrespeitar a lei. Reforçamos que a cidade de Salvador está comprometida em assegurar um trânsito mais seguro, organizado e justo para todos”, destaca o superintendente da Transalvador, Diego Brito.

A operação tem como objetivo principal coibir a cobrança abusiva e ilegal nos estacionamento em vias públicas, promovendo mais segurança e organização no trânsito de Salvador. As fiscalizações têm se concentrado em áreas de grande fluxo e relevância turística, cultural e comercial, como o Dique do Tororó, Jardim dos Namorados, Rio Vermelho, Barra, Centro Histórico, Comércio, Teatro Módulo (Avenida Magalhães Neto), Campo Grande e Bonfim.