
Cidade
Multicentro Carlos Gomes implanta Sala Lilás para acolher mulheres vítimas de violência
Ação reuniu representantes da sociedade civil, ativistas sociais, sobreviventes de violência e profissionais da saúde para debater o fortalecimento de políticas públicas

Foto: Divulgação
O Multicentro de Saúde Carlos Gomes implantou a Sala Lilás, um espaço para o acolhimento de mulheres vítimas de violência, nesta quarta-feira (27), em Salvador. O local é uma iniciativa prevista pelo Ministério da Saúde e disponibiliza atendimento imediato, acolhimento, escuta, orientação sobre os direitos da mulher e acompanhamento psicossocial.
A atividade de inauguração, que marcou o encerramento do Agosto Lilás, reuniu representantes da sociedade civil, autoridades, ativistas sociais, artistas, profissionais da saúde e sobreviventes de violência para discutir a prevenção e o enfrentamento à violência de gênero, além do fortalecimento de políticas públicas.
Para Jamile Oliveira, a gerente do Multicentro de Saúde Carlos Gomes, a Sala Lilás representa mais que somente um espaço físico. Ela afirmou que o local visa reduzir o percurso que as mulheres precisam enfrentar na rede após sofrer violência.
O espaço foi pensado com capacidade inicial de atender três a quatro mulheres por turno, num ambiente seguro e propício para reduzir a ocorrência de novas violências. O acolhimento será realizado por uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, assistentes sociais, médicos e outros profissionais preparados.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.