Domingo, 22 de fevereiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Caminhão desgovernado atinge barracas e prédio histórico no Pelourinho

Cidade

Caminhão desgovernado atinge barracas e prédio histórico no Pelourinho

Segundo a Codesau, não houve registo de vítimas

Caminhão desgovernado atinge barracas e prédio histórico no Pelourinho

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 22 de fevereiro de 2026 às 14:00

Atualizado: no dia 22 de fevereiro de 2026 às 16:43

Um caminhão colidiu contra barracas e um prédio histórico no Largo do Pelourinho, em Salvador, na madrugada deste domingo (22). De acordo com testemunhas, o veículo, que estaria em horário de trabalho na região, desceu a ladeira aparentemente sem freio, por volta das 3h14.

O caminhão chegou a atingir barracas de pizza e churrasco montadas no local e chocou contra a parede do Museu Casa do Benin. Moradores e trabalhadores que estavam nas proximidades correram para retirar materiais, celulares, caixas de som e outros equipamentos, numa tentativa de reduzir os prejuízos.

Na manhã deste domingo, equipes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuaram na organização da área e auxiliaram na remoção do caminhão.

Em nota, a administração do Museu Casa do Benin informou que o espaço ficará fechado temporariamente para manutenção. O impacto causou danos em uma das pilastras da fachada. O imóvel passa por vistoria técnica realizada por engenheiro da Defesa Civil de Salvador (Codesal), que já providenciou o escoramento da área atingida. Segundo avaliação preliminar, não há risco estrutural no prédio. Um novo comunicado deverá informar o cronograma de restauro e a previsão de reabertura ao público.

Nota da Codesal

Em nota, a Defesa Civil de Salvador (Codesal), afirmou ter sido acionada por volta das 5h30 para realizar a vistoria do local.  "A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) foi acionada para realizar o escoramento e a remoção das partes instáveis da estrutura. A Transalvador foi mobilizada para a retirada do caminhão, operação que posteriormente passou a ser conduzida pela empresa responsável pelo veículo sinistrado", descreveu no texto.

"A Secretaria de Manutenção (Seman) ficou responsável pela instalação de tapume na área atingida, enquanto a Limpurb realizou a limpeza do local. Coube ao DPT, a perícia", completou a Codesal em nota.