Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Com quase 100 dias de administração, Hygia já deixa suas marcas na maior maternidade de Salvador

Cidade

Com quase 100 dias de administração, Hygia já deixa suas marcas na maior maternidade de Salvador

O Instituto Hygia administra a Maternidade de Referência Prof. José Maria de Magalhães Netto há três meses, mas tão pouco tempo já foi suficiente para que a organização social só colhesse insatisfação por parte de seus profissionais [Leia mais...]

Com quase 100 dias de administração, Hygia já deixa suas marcas na maior maternidade de Salvador

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Gabriel Nascimento no dia 27 de abril de 2017 às 06:00

Atualizado: no dia 27 de abril de 2017 às 10:28

O Instituto Hygia administra a Maternidade de Referência Prof. José Maria de Magalhães Netto há três meses, mas tão pouco tempo já foi suficiente para que a organização social só colhesse insatisfação por parte de seus profissionais.

No último dia 17, médicos da maternidade paralisaram as atividades, reivindicando salários atrasados e a regularização de seus vínculos de trabalho. De acordo com o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), o modelo de contrato de gestão é “fraudulento”, o que tem incomodado os profissionais. “Os médicos querem uma relação formal, com assinatura de suas carteiras e também o pagamento em dia”, afirma Francisco Magalhães, presidente do sindicato.

Mas, para quem conhece o histórico da Hygia, isso não surpreende. Acusada de deixar um rombo de mais de R$ 95 milhões no Hospital Municipal de Barueri, em São Paulo, a organização social deixou a cidade paulista pela porta dos fundos, com funcionários denunciando atraso de salários e falta do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). E, ainda assim, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia permitiu que a Hygia comandasse a maior maternidade pública da cidade.

Sindicato dos médicos cogita greve
O presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia afirmou que uma nova paralisação depende das próximas reuniões que terão com o Instituto Hygia. “A expectativa que temos é a de que a gente consiga resolver esse problema. Ficou patente pelos médicos a necessidade de se resolver isso para que não venha acontecer uma greve por tempo indeterminado. Isso pode vir a acontecer, a gente espera que não. Mas queremos, de uma forma ou de outra, resolver essa situação. É a única coisa que queremos”, declarou Magalhães.

O sindicalista afirmou que a categoria está alerta para reagir a novas irregularidades praticadas pela Hygia. “É uma pergunta difícil de se responder. Eu espero que aqui ela não venha trazer nenhum histórico de dano ao trabalhador e a população. Estamos vigilantes. Toda essa demanda que temos hoje, temos sido vigilantes, temos contado com o Ministério Público do Trabalho. Quando a gente sente nenhuma condição de mudar [a situação], vamos para a Justiça buscar os nossos direitos”, falou.

“Eu não quero ouvir”
Recentemente, uma das gestoras da Hygia assumiu à Metrópole que trocou o “filé mignon” dos profissionais da maternidade. Talvez para não ser traído pelas próprias palavras também, o administrador da Hygia, Carlos Alberto do Espírito Santo, reagiu com agressividade ao questionamento da Metrópole sobre a insatisfação dos profissionais. Interrompendo a pergunta da reportagem, afirmou, em tom professoral, que tínhamos a “obrigação” de procurar a assessoria do Instituto. “Não quero ouvir. Não dou mais informações a vocês. E acabou. Bom dia”, disse, desligando o telefone.

Sesab finge que não é com ela
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) respondeu de maneira evasiva ao questionamento da Metrópole sobre a insatisfação dos profissionais e o passado problemático da Hygia. “A Sesab esclarece que não tem ingerência sobre as contratações dos profissionais feitas pelo Instituto Hygia”, declarou, por meio de nota. No texto, a Sesab afirmou que paga regularmente a Hygia e as outras organizações sociais que administram unidades de saúde, além de “fiscalizar o cumprimento de metas quantitativas e qualitativas”.