Cidade

Com atraso, prefeitura abre licitação para construir 490 novas gavetas em cemitérios

Apesar de atrasada, a licitação para construir 490 novas gavetas em cemitérios de Salvador vai sair do papel. Segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) já abriu a licitação que deverá beneficiar os cemitérios de Brotas, Itapuã, Paripe, Periperi, Pirajá e Plataforma, geridos pelo município [Leia mais...]

[Com atraso, prefeitura abre licitação para construir 490 novas gavetas em cemitérios]
Foto : Tácio Moreira/ Metropress

Por Luiza Leão no dia 11 de Setembro de 2017 ⋅ 15:49

Apesar de atrasada, a licitação para construir 490 novas gavetas em cemitérios de Salvador vai sair do papel. Segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) já abriu a licitação que deverá beneficiar os cemitérios de Brotas, Itapuã, Paripe, Periperi, Pirajá e Plataforma, geridos pelo município. O valor estimado das obras é de R$ 500 mil. Os trabalhos deverão ser iniciados a partir da conclusão do processo licitatório.

A promessa da melhoria, anunciada oficialmente nesta segunda-feira (11), foi feita no dia 6 de julho, um dia após o Jornal da Metrópole mostrar que a espera que a população tinha era até 5 dias para conseguir enterrar parentes em cemitérios públicos de Salvador.

Segundo o titular da Semop, Marcus Vinícius Passos, a demanda tem como justificativa o fechamento do Cemitério da Quinta dos Lázaros, na Baixa de Quintas. "Com o fechamento da Quinta dos Lázaros, toda a demanda foi assumida pelo município. Nos últimos anos, houve um aumento de 40% da busca por vagas nos cemitérios de Salvador, sendo necessária a construção de novos equipamentos. A previsão é que, até 2019, possamos construir mais 2 mil novas unidades nos seis cemitérios", afirma.

Cremação

De acordo com a prefeitura, através de uma parceria entre o município e o cemitério Jardim da Saudade são realizadas até duas cremações diárias no local. O procedimento é disponibilizado todos os dias da semana. Porém, é preciso que haja o agendamento do serviço gratuito por meio do telefone: 3322-1037. A aprovação do pedido leva em conta a comprovação de baixa renda por parte do solicitante. Além da cremação, o cidadão tem direito ao velório, com duração de 30 minutos.
 

Notícias relacionadas