Cidade

Tamburugy: acordo entre Prefeitura e MP deve ser homologado no fim de outubro

Para o secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fábio Mota, a obra da avenida Tamburugy é a obra que mais consumiu sua energia desde que assumiu a pasta na gestão de ACM Neto. Em entrevista ao Metro1 nesta segunda-feira (23), ele destacou que a intervenção está muito próxima de ser inaugurada pela Prefeitura. Também está prevista a construção de um novo parque ambiental. [Leia mais...]

[Tamburugy: acordo entre Prefeitura e MP deve ser homologado no fim de outubro]
Foto : Tácio Moreira/Metropress

Por Matheus Simoni no dia 23 de Outubro de 2017 ⋅ 17:21

Para o secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fábio Mota, a obra da avenida Tamburugy é a obra que mais consumiu sua energia desde que assumiu a pasta na gestão de ACM Neto. Em entrevista ao Metro1 nesta segunda-feira (23), ele destacou que a intervenção está muito próxima de ser inaugurada pela Prefeitura. Também está prevista a construção de um novo parque ambiental.

"A novela da Tamburugy, depois de idas e vindas, várias reuniões, conseguimos fazer um acordo com o Ministério Público do Estado da Bahia. Esse acordo, dentre outras coisas, tem a implantação de um novo parque na cidade. O secretário da Secis (Secretaria Cidade Sustentável), André Fraga, participou e está implementando os estudos sobre esse parque novo", declarou.

A obra teve início há quatro anos atrás e estava prevista para ser concluída em, no máximo, sete meses. No entanto, o imbróglio que teve início na gestão de José Carlos Aleluia à frente da Secretaria de Mobilidade ainda não teve fim. Após embargos do Ministério Público e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e a morosidade da Prefeitura, finalmente a intervenção está próxima de ser concluída.

Segundo Mota, o acordo entre a Prefeitura e o MP-BA já está firmado, restando apenas a homologação. "Com o MP, está tudo resolvido. Tínhamos um segundo embargo, que era o do Ibama. O próprio MP fez um relatório e encaminhou ao Ibama. O novo superintendente do Ibama, Fabio Rodamilans, recebeu esse relatório e levou para a presidente nacional do Ibama, nos dando um prazo até o final do mês de outubro para homologar esse acordo para que a gente possa finalmente fazer esse acordo", disse o secretário.

Fábio Mota se disse animado com a proximidade da inauguração da obra da avenida, considerada por ele a mais difícil em sua passagem pela Semob. "Outro dia me perguntaram sobre isso. ʹPoxa, você já fez nova estação da Lapa, reestruturação do trânsito, Plano de Mobilidadeʹ...mas eu nunca gastei tanta energia com um assunto como gastei com esse da Tamburugy. Acho que, no dia, estarei com meu senso de dever cumprido e devo procurar outra coisa para fazer. Eu nunca vi algo tão difícil de ser gestada como essa ligação da Tamburugy. Como envolvem muitos órgãos, municipais, estaduais e federais, acho que agora está bem próximo do final", finalizou.

Leia mais:

>>> Prefeitura e MP falam a mesma língua sobre a Av. Tamburugy, mas prazos são diferentes

>>> Até quando? MP aguarda documentação e Avenida Tamburugy segue fechada

 

 

Notícias relacionadas