Cidade

MP emite parecer favorável à construção de estação de esgoto na Lagoa do Abaeté

Implantação da estrutura é alvo de protestos de moradores da região e grupos ambientais e religiosos

[MP emite parecer favorável à construção de estação de esgoto na Lagoa do Abaeté]
Foto : Leitor/ Metro1

Por Metro1 no dia 26 de Outubro de 2020 ⋅ 08:48

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) deve apresentar nesta quarta (28) um parecer favorável à implantação de uma estação de esgoto na Lagoa do Abaeté. O documento será apresentado pelos promotores de Justiça Ana Luzia Santana e Yuri Melo, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Ceama). A estação de esgoto está sendo feita pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e é alvo de protestos de moradores da região e grupos ambientais e religiosos.

No entendimento do órgão, "a realização da obra contribuirá para a preservação do ecossistema local do Abaeté, possibilitando maior durabilidade dos recursos hídricos para as próximas gerações". O MP abriu uma investigação sobre possíveis danos ambientais causados pela obra, e o relatório representa a conclusão dessa apuração.

A promotora Ana Luzia Santana afirma que uma recomendação foi enviada à Conder pedindo que o projeto incorpore um gradil associado a cerca viva no lugar do muro de proteção de alvenaria. “Nosso objetivo é reduzir ao nível máximo a interferência visual na localidade. Desde que a Conder realize a adequação no projeto relacionada ao muro de proteção da estrutura, sugerida de modo a minimizar o impacto visual, a condição ambiental mais favorável é a coleta do esgoto gerado nas fossas sépticas por meio de Estação Elevatória de Esgoto”, diz.

O caso da estação do Abaeté já foi abordado pelo Jornal da Metrópole e pelo Metro1. Relembre:

Projeto de Elevatória de Esgoto na Lagoa do Abaeté gera protestos

Audiência Pública discutirá construção de estação de esgoto na Lagoa do Abaeté na próxima sexta

Notícias relacionadas